terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quem é o dono da década da NFL: Brady ou Manning?

Tom Brady e Peyton Manning em ação
Tom Brady e Peyton Manning em ação (Fotos: Reuters)

Dois quarterbacks dominaram a NFL nesta década: Tom Brady e Peyton Manning foram os melhores da posição durante o período entre 2001 e 2010. Dos nove Super Bowls disputados (o décimo será em fevereiro de 2011), seis tiveram um dos dois em campo.
O New England Patriots, de Brady, foi o maior vencedor da década, com três títulos conquistados, os três da franquia desde a sua fundação. É o mais próximo de uma dinastia na NFL. O Pats ainda perdeu o troféu em 2007, após fazer a melhor campanha da História da Liga.
O Indianapolis Colts ganhou seu primeiro Super Bowl em sua nova cidade – antes o time jogava por Baltimore – com Manning como principal figura. Em 2010 (válido pela temporada de 2009), perdeu a final da NFL para o New Orleans Saints.
Se a discussão fosse sobre a melhor equipe da década, o Patriots levaria com louvor. Não só pelos títulos, mas também pelo time de 2007, um dos melhores da NFL de todos os tempos, mesmo com a derrota no Super Bowl para o New York Giants.
Mas se o Pats é o melhor, Tom Brady poderia ser escolhido o melhor quarterback da década?
Poderia, mas Manning é um concorrente de peso. Desde 1998, quando estreou na Liga escolhido como o número 1 do draft, o camisa 18 do Colts não desfalcou o time em nenhuma partida. De pior equipe em 97, Indianapolis conseguiu vaga para os playoffs dois anos depois e, desde então, só não esteve uma vez na pós-temporada (2001).
Brady não teve uma grande carreira na faculdade. Reserva na Universidade de Michigan em seus dois primeiros anos, brilhou em seu último ano, mas não foi o suficiente para chamar a atenção dos olheiros da NFL. Resultado, foi escolhido na sexta (penúltima) rodada do draft, na posição número 199.
Em sua primeira temporada, o camisa 12 começou como o quarto QB, mas terminou o ano como reserva imediato de Drew Bledsoe. Ele só ganhou a vaga de titular no terceiro jogo de 2001, justamente em uma partida contra o Colts. E foi campeão em sua “estreia” no time principal! No domingo, Brady comemorou mais um título: campeão da sua divisão pela oitava vez em dez anos (em 2008, o quaretback só jogou o primeiro jogo por conta de uma lesão no joelho esquerdo).
- Vou dizer que nunca fica velho ganhar a divisão. Nós nunca ficamos cansados de ganhar, é para isso que nos preparamos durante os treinamentos. Para fazer algo especial, em uma divisão difícil. Mas a temporada não terminou. Temos desafios pela frente – afirmou Brady, que neste domingo, bateu outro recorde, o de passes tentados sem interceptações (319):
- Estou feliz por não lançar interceptações. Penso que o time está fazendo um grande trabalho ao cuidar da bola neste ano. Tenho muita sorte, acreditem em mim. Fiz algumas jogadas que poderiam acabar nas mãos dos adversários, mas não aconteceu. Isso é muito bom para nós e espero que continue assim.
O Colts não fica muito atrás. Venceu seis, dos últimos dez títulos de divisão e deve conseguir o sétimo nesta temporada, já que tem a vantagem no duelo contra o Jacksonville Jaguars. Só precisa vencer o Tennessee Titans para garantir a vaga nos playoffs.
- Não há um quarterback que eu tenha enfrentado que controla o jogo como o Peyton Manning faz. Ele controla todas as situações do jogo – afirmou o cornerback Nnamdi Asomugha, do Oakland Raiders, que perdeu para o Colts por 31 a 26  no último domingo.

Orlando Magic vence o New Jersey Nets

Dwight Howard - Crédito: Reuters
Nem a tempestade de neve que afeta todo o Leste do país nem os problemas com o ônibus que levou os jogadores do Orlando Magic ao estádio do Prudential Center os impediram de ganhar por 104 a 88 do New Jersey Nets e conseguir a terceira vitória consecutiva.

O pivô Dwight Howard manteve sua condição de líder ao fazer um duplo-duplo de 19 pontos e 13 rebotes.

Os Magic fecharam o jogo com 49% de acerto nos arremessos, incluindo 12 de três pontos que seriam fundamentais no resultado final.

O armador Devin Harris, com 24 pontos, liderou o ataque dos Nets (9-22), que perderam a segunda partida consecutiva e a oitava nas últimas 11 que disputaram.

O pivô Brook López marcou 20 pontos, que não impediram a derrota dos Nets que seguem em último na classificação da Divisão do Atlântico

lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário