Todos esperavam um jogo duro pelo nível de Stanislas Wawrinka durante o torneio, mas o que se viu na Rod Laver Arena nesta terça-feira foi uma lição de Roger Federer em seu amigo compatriota. O número dois do mundo venceu a partida por fáceis 3 sets a 0 (6-1, 6-3 e 6-3) e se garantiu na semifinal do Australian Open.
O atual campeão do Grand Slam atinge a sétima vitória em oito confrontos diante do rival, a décima na temporada e segue invicto há 15 jogos (cinco triunfos em Melbourne, o título em Doha, em janeiro, e do ATP World Finals em novembro).
Com 29 anos, Roger segue em busca de seu 17º Grand Slam e do pentacampeonato na Austrália. O campeão de 2004, 2006, 2007 e 2010 disputará sua oitava semifinal seguida em Melbourne diante de Novak Djokovic, terceiro colocado, ou Tomas Berdych (6º).
O JOGO
Roger Federer esteve no topo de sua forma. Wawrinka, por sua vez, teve lapsos de bom tênis, mas não apresentou o mesmo nível de todo o decorrer do torneio e da primeira semana do ano quando foi campeão do ATP de Chennai (Índia).
O saque foi importante para Federer que só foi ameaçado uma vez no jogo com percentual de 77% do primeiro serviço. Ele disparou 29 winners contra 24 erros. Wawrinka,que vinha servindo muito bem, sacou 58%, fez apenas um ace e errou acima do normal, 30 bolas, acertando 21 vencedoras.
Federer conseguiu assimilar a agressividade com regularidade explorando a direita de Wawrinka e o fazendo cometer erros. O suíço obteve duas quebras de serviço e em 29 minutos fechou por 6-1 com 10 winners e seis erros contra 11 equívocos e seis bolas vencedoras do compatriota.
Roger manteve o alto nível na segunda parcial e o alto índice de primeiro saque, 80%. Wawrinka ficou mais consistente no início e até o 3/2 tinha apenas um erro não-forçado. Ele foi pra cima, obteve um break, mas errou esquerda fácil, que é seu melhor golpe. Daí cometeu outras duas bobagens e viu Roger igualar. No game seguinte Wawrinka errou uma no 30-30 e subiu mal à rede levando passada após voleio ruim. Federer quebrou,abriu 4-3 e nos últimos games deu show com grand-willy, defesa de reflexo e fechou com outra quebra por 6-3 em 43 minutos.
Na terceira etapa a quebra veio cedo. Roger abriu 3-0 e Wawrinka já não sabia mais o que fazer. Buscou desacelerar o jogo no fundo, mas levou bordoada. Se irritou quebrando raquete, levou advertência, mas tudo foi em vão. Federer fechou por 6-3 em um último game complicado no qual teve 0-30.
lancenet
TAGS
Aproveite os melhores programas de Sampa com descontos imbatis!
Apartamento. Lazer e Conforto vocꠥncontra na Lopes. Corretor online.
Empr鳴imo consignado do Banco BMG especial para servidores p?os federais. At頶0 vezes para pagar com a menor taxa de juros do mercado. Entre, consulte e solicite jᠯ seu sem sair de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário