quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Djokovik desbanca Roger Federer e vaí para final

Novak Djokovic acena para a torcida depois de derrotar Nicolas Almagro nas oitavas de final do Australian Open (Foto: Reuters)
O sérvio Novak Djokovic frustou o suíço Roger Federer pela segunda vez consecutiva em uma semifinal de Grand Slam e, com uma atuação espetacular, garantiu sua vaga na final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada.

O número três do mundo superou o atual vice-líder do ranking em sets diretos com parciais de 7/6 (7/3) 7/5 6/4 em três horas de jogo e no domingo terá a chance de conquistar pela segunda vez na carreira o primeiro Grand Slam do ano jogado nas quadras rápidas do Melbourne Park.

Nole disparou ao todo 29 winners e cometeu 35 erros não-forçados na partida, enquanto Federer encaixou 35 bolas vencedoras mas cometeu 44 equívocos. O sérvio quebrou o saque do rival em 5 de 14 oportunidades enquanto o suíço aproveitou apenas 3 das 10 chances que teve.

Essa é apenas a sétima vitória de Djokovic em 20 jogos contra Federer e terceira em sete partidas de Grand Slam. O suíço havia levado a melhor nos três últimos encontros de 2010, mas Djokovic havia batido o atual vice-líder do ranking no US Open do ano passado, também na penúltima fase.

Djokovic luta agora por seu 19º título na carreira em 32 finais. Ele busca ainda seu segunda título de Major, buscando repetir a conquista em Melbourne há três anos, onde também havia batido Federer em sets diretos nas semifinais, em sua quarta final – foi duas vezes vice-campeão do US Open em 2007 e 2010. Seu adversário na decisão de domingo será o vencedor do duelo entre o britânico Andy Murray e o espanhol David Ferrer.

Federer, por sua vez, vai para casa mais cedo e pagará caro por isso no ranking. O suíço defendia 2000 pontos pelo título do ano passado, somará apenas 720 pela semi esse ano e com isso se afastará do espanhol Rafael Nadal na briga pelo topo do ranking.

lancenetTAGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário